“Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”

Clarice Lispector

Estante da Cast group no SAP Fórum 2018 – Maior evento SAP do Brasil

Quem é a pessoa por trás do #OMundoSAP

FotoJornadaDigital

Ulisses Pereira

Educador #OMundoSAP

Eu sou apaixonado por aprender e ensinar, por isso construí uma carreira multidisciplinar, onde a mudança e o constante aprender e ensinar estão presentes em todas as etapas.

São 25 anos de realizações e experiência em diversas áreas. Possuo três certificações internacionais SAP como: Consultor de Desenvolvimento SAP ABAP, consultor funcional SAP FI e Consultor de Vendas. A última obtida na SAP Sales Academy 2017 onde obtive contato direto com as técnicas mais atuais de vendas e marketing.

Estou em constante formação, possuo vários cursos avulsos técnicos e comportamentais, especialização, pós-graduação e dois MBAs, sendo que o último em Marketing pela reconhecida Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo – ESPM.

Fui programador de computadores, analista de sistemas, consultor na área de contabilidade financeira, arquiteto de soluções fiscais, pré-vendas de soluções SAP e não SAP, gerente marketing e inteligência de mercado e empreendedor na área de educação e desenvolvimento de pessoas.

Esta transição entre as áreas técnica, negócios e desenvolvimento de pessoas me habilitou a navegar e entender com facilidade estes mundos.

SAP foi meu divisor de águas

Iniciar uma carreira SAP foi para mim exatamente aquilo que é para a maior parte dos profissionais: uma alternativa à estagnação profissional. Após 9 anos na mesma companhia, trabalhando com tecnologias defasadas e sem reais perspectivas de crescimento, eu decidi que era hora de mudar.

Parte dessa mudança aconteceu por inércia, visto que alguns ex-colegas haviam ingressado na carreira SAP, o que me levou a querer entender mais desse mercado.

Todo o restante, foi proposital, e as custas de muito tempo e dedicação orientada para um objetivo claro: mudar radicalmente minhas perspectivas futuras, pessoais e profissionais.

Histórias de fracasso

Mas nem sempre foi assim. Antes de contar qualquer história de sucesso, gostaria de fazer um breve resumo dos “fracassos”, afinal, quem não tem os seus? Entre os diversos tombos que me ajudaram a despertar para o potencial de um mercado e especialmente para o meu potencial, estão: várias reprovações no vestibular, um primeiro casamento fracassado, uma quantidade exorbitante de dívidas pós-divórcio,  9 anos e meio para terminar minha primeira graduação (iniciei em 1999 e concluí em 2008 já com 34 anos), e como já citei, uma carreira profissional estagnada.

Viu só como talvez sua situação pessoal não seja das piores? (risos).

Meu objetivo não é causar pena, mas mostrar de forma altruísta que você não precisa das condições ideais para construir a carreira/vida que sempre quis.

Inúmeras pessoas quando buscam uma oportunidade em SAP, buscam também uma recolocação profissional, uma atualização que os tornem mais competitivos, especialmente com o atual cenário de desempregados no Brasil, situação que esperamos, logo mude.

Oportunidades e Recomeços

Foi em meio a todo cenário de falta de oportunidades que eu optei em me aproveitar do networking que dispunha na época, e sem LinkedIn, fui até um colega que considerando meu background como desenvolvedor me indicou ingressar como desenvolvedor ABAP, linguagem específica do SAP, ao que eu atendi de imediato.

O investimento de tempo e recurso financeiro me oportunizou a entrada numa consultoria local, onde desenvolvi boa parte da minha carreira técnica em SAP.

O retorno financeiro não foi imediato. Depois de 9 anos na empresa anterior, minha entrada no mercado SAP era de uma remuneração com um terço deste salário.

Porém, relembrando o meu motivador na época: mudar para uma carreira com futuro. Eu não havia nada a perder. Se o risco que eu assumisse resultasse em perda, na pior das hipóteses eu iria morar com a minha mãe. Por sorte (e muita dedicação) isso não aconteceu…

Aceitar desafios

Alguns dos projetos aceitos durante a consultoria como consultor ABAP, estavam projetos em SPED (sistema público de escrituração digital) para clientes como Renault e Hering. Por se tratarem de projetos da área fiscal/contábil, novamente eu me coloquei à disposição para mudar e aprender. E a oportunidade assim como os desafios que sempre às acompanham, vieram logo.

No final de tarde de segunda-feira, em Blumenau, aquele meu amigo, aquele que me recomendou ABAP, me liga e diz: “Ulisses, tenho uma oportunidade para um SAP funcional que você queria desde o inicio. Maaaaaaaaaas você precisa ingressar na Academia SAP FI já em andamento”.

Eu aceitei de bate pronto e no dia seguinte estava em SP, cursando a Academia, que havia iniciado há 11 dias, e eu teria de recuperar o conteúdo perdido.

Abrace as mudanças

A Academia SAP FI foi um grande desafio, além de todo o conteúdo ser em Inglês, que eu não dominava até então, eu não tinha nenhum background em contabilidade. Ainda assim, com muito esforço passei de primeira e me tornei Certificado SAP FI.

E para honrar a nova etapa da minha carreira e reconhecendo abertamente o GAP em conhecimento na área decidi realizar minha primeira pós graduação em Gestão Contabil. Esse novo investimento me possibilitou consolidar minha carreira, permitindo inclusive que eu fizesse significativas contribuições na construção da Solução Fiscal SOFICOM (propriedade intelectual da Pelissari, que agora faz parte Cast group), hoje presente em mais de 100 empresas.

Alçar voos mais altos

Para mim, de todas as mudanças feitas, talvez a mais profunda tenha iniciado com a área de pré-vendas. Me tornar um consultor de negócios, navegando entre a área técnica e negócios me permitiu construir conhecimentos e habilidades completamente novos, desenvolvi muito dos meus skills de comunicação e negociação. E claro, reconheci novos GAPS.

O que me mobilizou a buscar mais conhecimento por meio de outro MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV, formação em PARTITIONER PNL (Programação Neurolinguística), além de 3 processos de coaching. Eu ainda não sabia, mas essa preparação me propiciaria outra grande oportunidade, uma das mais marcantes e significativas da minha carreira…

Conhecimento útil é conhecimento compartilhado

Em 2015 eu recebi uma nova proposta: gerenciar a área de Marketing e Inteligência de Mercado de uma consultoria parceira SAP. Depois de estar calejado de novos desafios e oportunidades, aceitei com entusiasmo, e pra variar, pouco conhecimento da área.

Estruturar um novo setor, aprender de Marketing e ensinar de SAP e tecnologia, já que minha equipe não tinha esse background foi um período dos mais produtivos e intensos, foi durante este período que consegui minha terceira Certificação SAP, dessa vez em Vendas, pela SAP Sales Academy 2017 e também iniciei o meu segundo MBA, concluído em 2019, agora em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo)

Conciliar isso com a chegada de uma filha, a primeira, as mudanças no planejamento familiar entre eu e minha esposa… o tempo passou rápido e aproveitei os 4 anos dedicados a consolidar esse setor, assim como a marca e a própria empresa. E novamente uma drástica mudança: era hora de ingressar em outro desafio.

Gratidão por todo fim e cada recomeço

Há poucos meses dei início a um novo capítulo da minha carreira e da minha vida: Empreender. Viver é assim, às vezes você escolhe conscientemente um caminho, às vezes você é empurrado até ele. Cá estou relembrando Lispector: “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”.

E este é um conselho que eu daria a você que se sente como eu me senti no passado, mantenha-se em movimento, e claro, nunca deixe de aprender.

Dezembro, 1994
Algum dia de 1997
Thursday, August 28, 2018
Thursday, August 27, 2018
Formatura da ET-UFPR
Foto de formatura da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (hoje instituto federal do paraná)
Iniciei praticamente dois cursos técnicos ao mesmo tempo. Em 1991 iniciei Técnico em Eletrônica no CEFET-PR (atual UTFPR) e em 1992 Técnico em Processamentos de dados. O mais divertido é que o meu pai estudou processamento de dados junto comigo. (pena que ele não está nesta foto) Foi a formação técnica que me propiciou a minha primeira experiência profissional, aos 19 anos como programador, em um sindicado.
Card #2
Lorem ipsum dolor sit amet, mea ei viderer probatus consequuntur, sonet vocibus lobortis has ad. Eos erant indoctum an, dictas invidunt est ex, et sea consulatu torquatos. Nostro aperiam petentium eu nam, mel debet urbanitas ad, idque complectitur eu quo. An sea autem dolore dolores.
Card #3
Lorem ipsum dolor sit amet, mea ei viderer probatus consequuntur, sonet vocibus lobortis has ad. Eos erant indoctum an, dictas invidunt est ex, et sea consulatu torquatos. Nostro aperiam petentium eu nam, mel debet urbanitas ad, idque complectitur eu quo. An sea autem dolore dolores.
Card #4
Lorem ipsum dolor sit amet, mea ei viderer probatus consequuntur, sonet vocibus lobortis has ad. Eos erant indoctum an, dictas invidunt est ex, et sea consulatu torquatos. Nostro aperiam petentium eu nam, mel debet urbanitas ad, idque complectitur eu quo. An sea autem dolore dolores.

As vagas para o direcionamento de carreira #OMundoSAP estão fechadas!

Se cadastre para entrar na nosa lista de espera. Você será avisado quando abrir a próxima turma.