omundosap-entrevista-vinicius-zucchini

O fiscal é legal, o fiscal é legal o fiscal é legal….

Foi assim que comecei um dos meus primeiros artigos dentro do projeto #OMundoSAP

Chamei o artigo de MANTRA – FISCAL É LEGAL

Nada melhor que chamar um especialista fiscal Vinícius Zucchini para mostrar que o fiscal é legal e que tem muitas oportunidades para quem conhece, quem gosta, quem não gosta, mas pode vir a gostar do fiscal dentro do SAP.

O cenário fiscal brasileiro é complexo e onde existe complexidade tem grandes oportunidades.

Se você sofre de ansiedade e não quer ler o meu bla bla bla… vá direto pra o VÍDEO AQUI! (Ao menos assina o meu o canal no Youtube e clica no sininho para ser avisado sempre quando eu postar um vídeo novo, CADA ENTREVISTA MELHOR QUE A OUTRA! IMPERDÍVEL)

Se você tem urticária quando o vídeo passa de 2 minutos eu sugiro o plugin VIDEO SPEED CONTROLLER. Da para assistir tranquilo em 2X (segredo meu, eu assisto 99,99% dos vídeos em velocidade 2X ou até 3X)

Se você é zen, leia o bla bla bla… porque eu faço alguns comentários interessantes e veja o vídeo no final do artigo.

Eu conheci o Vinícius pelo Linkedin, ele solicitou conexão depois que viu um dos meus artigos.

Já no início da conversa ele se posicionou como especialista em fiscal com ênfase em TAXBRA .

Encontrar um nicho e se posicionar nas redes sociais é extremamente importante inclusive para qualquer consultor SAP.

Eu faço isso dentro do projeto #OMundoSAP, me posicionou como especialista em carreira SAP e por isso todos os dias muitas pessoas têm me pedido conexão.

CORRENTE DO BEM: QUANTO MAIS VOCÊ COMPARTILHAR, MAIS VOCÊ VAI APRENDER E MAIS NETWORKING VAI FAZER

O Vinícius comentou que sempre gostou de ensinar e encontrou uma forma de aprender enquanto ensina.

Como o Vinícius eu também tenho essa característica, nas oportunidades que eu tive para ministrar treinamentos eu fiz.

Já dei academia ABAP, FI, Fiscal, além de enumeras outras coisas como o projeto DIGITAL-MENTE que realizei ano passado com 40 pessoas ligadas a vendas e marketing da consultoria SAP que eu trabalhava.

O DIGITAL-MENTE nada mais é que um treinamento de Social Selling. O tema de Social Selling também faz parte do escopo do DIRECIONAMENTO DE CARREIRA SAP que é um programa pago que eu abro inscrições algumas vezes no ano.

#DICA: Eu abordei um pouco mais sobre Social Selling no artigo que fiz com a Tatiana Costa. Perdeu? Veja: CARREIRA SAP: O QUE BUSCA O RECRUTADOR? ENTREVISTA TATIANE COSTA DA SILVA

Além dos treinamentos formais eu ensino e aprendo com todo conteúdo que eu gero semanalmente no projeto #OMundoSAP.

A cada artigo, a cada LIVE, a cada post que eu faço eu aprendo, pois muitos tenho que pesquisar e aprender para conseguir transmitir esse conhecimento da forma simples e mais palatável para a maioria das pessoas.

Nós como profissionais SAP somos expostos a uma quantidade gigantesca de informação e estamos “gordos de tanto saber”, mas não são todos que extravasam para o próximo todo esse conteúdo e essa “gordura”.

Quando você transmite o conhecimento, como foi dito, você também aprende.

Com no gráfico mostrado abaixo ensinar os outros tem 95% de efetividades no processo de aprendizado. é uma excelente forma de você ser reconhecido como especialista no assunto que você escolheu.

fonte: Só Deus sabe

Quem viu a entrevista da Karen Rodigues viu que ela se posiciona dentro do nicho fiscal no SAP, mas no sub-nicho de SAP TDF.

Hoje ela é uma das pessoas mais influentes no ecossistema SAP quando se fala de TDF.

Muitas vezes começamos o nosso posicionamento mesmo antes de ter 100% do domínio. E é claro que tudo tem que ser feito com muita integridade, mas sempre existem quem sabe menos que você.

Pegar aquele pouco que você já aprendeu e transmitir para outra pessoa vai te ajudar assimilar aquele conhecimento, abrindo espaço para outro e inicia o processo de construção de autoridade.

Resumidamente é um ciclo infinito de: Aprende -> Ensina -> Aprende mais um pouco -> Ensina mais um pouco….

Lembra dos estudos coletivos que tinha na faculdade? Onde o pouco que você tinha estudado para prova valia ouro para quem não tinha estudado nada? O pouco que outro colega mais dominava do assunto valia outro para você que não dominava?

É assim que acontece, uma troca infinita de informação e de conhecimento, uma corrente do bem de troca de informações e conteúdo onde todos aprendem e crescem juntos.

Quanto mais você se posicionar e compartilhar, mais pessoas vão vir até você e isto gera conexão, Networking, oportunidades e negócios.

PARE DE SER OPERACIONAL

Quem tem um trabalho somente operacional está fadado a ficar sem emprego, este é um dos temas que abordamos na entrevista.

O famoso “trabalho de chinês preso” está sendo substituído por máquinas.

O RPA (Robotic Process Automation) e a IA (Inteligência Artificial) está cada vez mais presente nas empresas e na área fiscal.

Uma das pessoas que está trabalhado com isso é o René Fantini,

Eu conheci o René durante um dos meus primeiros trabalhos como ABAP, na Renault. Depois interagimos várias vezes sempre em eventos ou quando eu precisava de um expert para falar de CSC (Centro de Serviços Compartilhados). O René manja muito e é super solícito, já e ajudou muito.

Ele deixou a Renault depois de 38 anos para montar a RENEW SOLUTIONS com foco em RPA.

Olha o lema: “Implementação de RPA Robotic Process Automation. Seu parceiro para automatizar processos com força de trabalho virtual

É necessário analisar o que você faz e ver se realmente precisa ser feito desta maneira. Quem sabe uma máquina não pode fazer melhor que você e com isso você escolhe fazer algo mais nobre.

NA CARREIRA SAP EXISTEM GRANDES OPORTUNIDADES PARA QUEM FOCA NA ÁREA FISCAL

Infelizmente para o nosso Brasil e felizmente para quem é consultor a complexidade fiscal brasileira é gigantesca.

Onde existe complexidade tem problema e onde tem problema tem oportunidade de trabalho.

Muitas pessoas torcem o nariz para o Fiscal, eu mesmo já fiz isso, mas acabei convertendo e trabalhei por mais de 3 anos no desenvolvimento de produtos fiscais dentro do SAP.

Um dos primeiro artigos que eu escrevi no projeto #OMundoSAP foi o MANTRA – FISCAL É LEGA, onde eu abordo com mais detalhes porque é muito interessante um profissional SAP atuar na área fiscal.

#DICA: Se não viu veja o artigo MANTRA – FISCAL É LEGAL: TMF, TDF, ACR, BRF+, SLT…

Vai lá um resumo em uma frase: FOCA NO FISCAL QUE VOCÊ NÃO VAI FICAR SEM EMPREGO. Tem muita oportunidade.

A oportunidade para usuário também é grande como comentado pelo Vinícius na entrevista.

O Vinícius colocou muito bem que a na maioria das empresas se contrata consultoria para fazer a parametrização da J1BTAX, porém este trabalho é papel do usuário e não do consultor.

Se você é KeyUser e quer começar a meter a mão no que consultor está fazendo aprender J1BTAX é uma ótima oportunidade e aos poucos vai estudando mais e assumindo outras configurações que são exclusivas de consultor. Isso vai te abrir portas e pode chegar o momento que faz a transição em definitivo da área usuária para a TI e vira efetivamente um consultor SAP.

NA CARREIRA SAP SEMPRE OLHE O TODO – NADA DE FICAR NO SEU QUADRADO

O Vinícius colocou bem durante a entrevista a necessidade das pessoas saírem do seu quadrado, e terem uma visão 360º.

Uma visão 360º nada mais é que uma visão processual e sistêmica onde você tem a clara noção de ação e reação. Entenda que uma coisa neste ponto do sistema SAP impacta N outros pontos.

Parece incoerência falar que você precisa escolher um nicho dentro do SAP e ter uma visão 360º, mas não é, como falado acima tudo está interligado e dominar muito do seu nicho não te isola do resto do sistema. Você tem que saber que o que você faz dentro dele impacta outros pontos e outros pontos impactam o seu nicho.

Ter uma visão sistêmica é muito importante para um consultor como também é para um usuário.

Então nada de ficar no seu quadrado!

Me lembrei da Dança do Quadrado: Ado, ado, cada um no seu quadrado….

A ENTREVISTA

Para saber mais sobre como o fiscal vai alavancar sua carreira SAP. O CANAL #OMUNDOSAP no YOUTUBE apresenta: VINICIUS ZUCCHINI.

SE INSCREVA NO CANAL, CLICA NO SININHO E TODO O LENGA LENGA de quem faz vídeo para Youtube.

#SAPÊS:

FI, SD, MM, PP, CO, ABAP – Vide: QUE SOPA DE LETRINHAS: FI, CO, PP, MM, SD, ABAP…

Inbound e Outbound – Entrada e saída automatizada de nota fiscal respectivamente.

DEBUGANDO – Ato de DEBUGAR – Nada mais é que executar um código de um programa passo-a-passo até encontrar um problema ou entender como ele funciona.

STANDARD – Programa SAP zerado como feito pelos alemães.

TDF –  Vide MANTRA – FISCAL É LEGAL: TMF, TDF, ACR, BRF+, SLT… e também DE ANALISTA FISCAL A REFERÊNCIA NO ECOSSISTEMA SAP TDF. ENTREVISTA KAREN RODRIGUES

KEY-USER – Ou usuário chave é o usuário responsável por um processo dentro da empresa. Quando um consultor faz uma implantação, melhoria ou correção em um processo o usuário chave é o responsável por homologar a solução e colocar o “seu na reta” junto com o consultor que fez o trabalho.

HANA – Veja: AFINAL O QUE É HANA? SUITE ON HANA, S/4HANA, C/4HANA?

CLOUD – Veja: MAIS LETRAS NO CALDEIRÃO: CLOUD, HEC, SCP

ON PRIMESE – Quando o sistema SAP está rodando dentro da sua infraestrutura local dentro da sua empresa.

ARCHIVING – SAP Data Archiving – É um processo onde parte dos dados é excluída da base transacional e movida para uma base paralela, como um arquivo morto que pode ser consultado caso necessário. Esta consulta é muito mais demorada que uma consulta comum ao banco de dados.

HEC – Veja: MAIS LETRAS NO CALDEIRÃO: CLOUD, HEC, SCP


SAP SUCCESS FACTORS – É a solução nuvem da SAP adquirida da empresa de mesmo nome em 2011. O SAP SUCCESS FACTORS acrescentou ao ecossistema SAP uma enormidade de clientes e também veio compor a estratégia da empresa de jornada para a nuvem. O SF possui uma gama de soluções para auxiliar a manter e medir a satisfação do usuário dentro do ambiente organizacional como: Treinamentos com LMS próprio, gerenciamento de talentos, gestão desempenho, planejamento de sucessão, recursos de recrutamento, controle de benefícios entre outros.

TAXBRA – É o esquema de calculo de imposto dentro brasileiro do SAP. TAXBJR (que não foi falado na entrevista) é o esquema para as versões mais antigas do SAP. J1BTAX é o programa utilizado para configurar a TAXBRA.

FISCALÊS:

CIAP, BLOCO G, BLOCO K , Nota fiscal de Serviço, Nota Fiscal eletrônica,
REINF, CEST, SUFRAMA, PIN, PARTILHA etc.

Procura no Google ou pergunta para o Vinícius 😀

E AGORA?

Quer entender este mundo mais rápido, esse mundo SAP?

Assine a Newsletter #OMundoSAP: Clique Aqui

Siga #OMundoSAP nas Redes Sociais: Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Se inspirou para entrar no #OMundoSAP?

Aguarde as próximas entrevistas #OMundoSAP! Estou planejando muitas outras para vocês.

Quem sabe eu não tenho a honra de entrevistar você na próxima?

Quer ser voluntário? Me conte sua história!

Mande um e-mail para: historiasap@omundosap.com.br contando brevemente quem é você, como entrou para a CARREIRA SAP e porque trabalhar com SAP transformou a sua vida.

Recommended Posts